Mail enviado e resposta da Dra Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar
Mail enviado à Dra Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar
As declarações proferidas por V. Exa. no programa " Estado de Emergência Covid 19" da RTP1, ontem, terça-feira dia 07 de abril de 2020, revelam um total desconhecimento do trabalho vicentino, que em nada correspondem à verdade.
As Conferências da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), nomeadamente do Conselho de Zona de Queluz (CZQ-SSVP: vigararia de Sintra mais 2 paróquias da vigararia da Amadora)*, têm desenvolvido ao longo do tempo uma rede de caridade na esperança e justiça através de relações/parcerias com voluntários das comunidades, clero, grupos e movimentos da Igreja, centros sociais, ou com a sociedade civil organizada em geral, nomeadamente com as paróquias da vigararia de Sintra (projeto “Quem + Precisa Agradece”), os escuteiros, as juntas de freguesia e serviços camarários, o Banco Alimentar e Entre Ajuda.
Nós não temos nem queremos ter a exclusividade da caridade, mas queremos sim ser parte integrante de um todo, "sermos todos caridade", de modo a que juntos, neste tempo de pandemia que se vive, possamos reforçar a ajuda fraterna de forma afetiva e efectiva de pessoas singulares ou famílias, que agora (e infelizmente num futuro próximo) se encontrem excluídas temporariamente pela carência de bens alimentares. Este serviço é e será sempre exercido em qualquer lugar, de forma imediata e gratuita porque faz parte integral do nosso compromisso com a comunidade e faz parte da missão de transformar a sociedade que Jesus Cristo nos confiou.
E porque não podemos ficar paralisados pela hesitação de servir a quem mais precisa, as conferências do Conselho de Zona de Queluz (vigararia de Sintra mais 2 paróquias da Amadora)*, mantêm-se no terreno activas dando resposta às famílias por si já apoiadas, mas também, às numerosas famílias que nos estão a ser enviadas pelas juntas de freguesia, bem como pelo próprio Banco Alimentar ao abrigo do programa da rede de Emergência Alimentar do qual a senhora é Presidente.
É verdade que o quadro se alterou porque, como era de esperar, os vicentinos e as consócias mais idosas e mais débeis de saúde, tem de se manter em casa e deixaram de fazer serviço de contacto com pessoas singulares ou famílias assistidas. Mas, graças a Deus, as conferências tem sido reforçadas com paroquianos e veja que até o Banco Alimentar do qual a senhora é Presidente, disponibilizou uma pessoa para ajudar uma das conferências a entregar os bens alimentares.
Por outro lado, os Conselhos Superiores da Sociedade de São Vicente de Paulo enviaram uma mensagem aos Conselhos de Zona e às suas Conferências agregadas, de agradecimento pelo que os vicentinos e as consócias tem realizado no terreno fazendo de tudo para minimizar o sofrimento dos mais necessitados, agradecendo mesmo pelo nosso exemplo de fé e de caridade.
Estando as conferências inseridas no programa da rede de Emergência Alimentar, as referências feitas por V. Exa., merecem da nossa parte total rejeição. No quadro apresentado, como se pode afirmar que deixamos de dar resposta às pessoas singulares e famílias?
Temos todo o gosto de receber, nas conferências, a V. Exa. e as televisões para se aperceberem no terreno do trabalho realizado pelos vicentinos e consócias das Conferências do CZQ-SSVP.
Não necessitamos de protagonismo, mas também não aceitaremos em caso algum, ser desconsiderados.
Nota: Tomei a liberdade de dar conhecimento à RTP e ao jornalista que a entrevistou, Sr. José Rodrigues dos Santos.
* SÃO PEDRO DE PENAFERRIM (Sintra), de SÃO PEDRO (Algueirão Mem Martins), do IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA (Cacém), de Nª SRA DA MISERICÓRDIA (Belas), de SÃO FRANCISCO DE ASSIS (Massamá)
Uma Santa Páscoa.
Com os melhores cumprimentos em S. Vicente de Paulo e Frederico Ozanam
Carlos Macias
Presidente do Conselho de Zona de Queluz
Sociedade de São Vicente de Paulo
Mail enviado da Dra Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar
Exmo Presidente do Conselho de Zona de Queluz da Sociedade de São Vicente de Paulo
Carlos Macias
Agradeço o seu mail e lamento que possa ter sido mal interpretada. Conheço bem e respeito muito os Vicentinos e nunca me ocorreria minimizar o trabalho que com tanta generosidade realizam em prol dos mais frágeis.
Reenvio o mail que enviei esta manhã ao Vasco Ferreira , Presidente do Conselho Central de Lisboa das CSVP.
Uma Santa Páscoa
Isabel Jonet
Mail enviado da Dra Isabel Jonet esta manhã ao presidente do CCL-SSVP
Exmo Senhor Presidente do Conselho Central de Lisboa das CSVP
Vasco Ferreira
com conhecimento da Exma Presidente do Conselho Nacional, Sra. D. Alda Couceiro
Venho pelo presente prestar a minha homenagem aos Vicentinos que diariamente ajudam as pessoas mais necessitadas, seja na região da Grande Lisboa, a cujo Conselho o Vicentino Vasco Ferreira preside, seja em todo Portugal, dissipando assim qualquer dúvida que possa ter resultado da minha intervenção ontem à noite na RTP1.
É publica e notória a minha admiração pelo trabalho das Conferencias de S.Vicente de Paulo que tive já, aliás e de forma reiterada, oportunidade de expressar em diversas entrevistas e canais.
A referência que fiz ontem ao facto de muitas pessoas terem ficado sem apoio por várias respostas sociais terem encerrado, tem por base a decisão do governo de ter encerrado creches, infantários, ATLs, centros de dia etc e,no caso das Conferencias Vicentinas, pelo facto dos de muitos voluntários, dada a sua idade, se terem de resguardar. Essa afirmação pode aliás, no caso especifico dos apoio prestados pelas Conferencias Vicentinas e se necessário fosse, ser confirmada pelo quadro anexo.
[...]
Só o relacionado com o CZQ
Sintra | ||||
Freguesia | Instituição | Famílias apoiadas | Acordo BA | Observações |
Cacém | Conf. Mista Coração Imaculado de Maria | Nº Famílias: 11 (25 pessoas) | Cabazes | Em funcionamento |
Massamá | Conf. S. Francisco de Assis de Massamá | Nº Famílias: 23 (69 pessoas) | Cabazes | Em funcionamento - Não conseguem fazer o levantamento e entrega de frescos. |
Belas | Conf. Nª Sª da Misericórdia de Belas | Nº Famílias: 33 (71 pessoas) | Cabazes | Em funcionamento - Não conseguem fazer o levantamento e entrega de frescos. |
Sintra | Conf. de S. Vicente de Paulo de S. Pedro de Penaferrim | Nº Famílias: 58 (139 pessoas) | Cabazes | Em funcionamento |
[...]
Aproveito também para, por seu intermédio, agradecer a resiliência, coragem e compaixão dos Vicentinos que aguentaram neste momento tão difícil e aceitaram incluir nos seus beneficiários outras famílias sem situação desesperada que podem com o alimento que lhes é entregue recuperar alguma esperança.Em alguns casos, com a intervenção do Banco Alimentar, em articulação com Juntas de Freguesia locais e apoio de voluntários, pode ser restabelecida a ajuda. Noutros procuramos redirecionar as famílias para outras instituições, como Centros Sociais Paroquiais, Juntas de Freguesias, etc.. Mas em várias situações não temos qualquer registo das pessoas que recebiam ajudas e não sabemos como as contactar, restando aguardar que nos contactem pedindo auxilio.
Em ultimo lugar, recordo que a ENTRAJUDA disponibiliza desde há vários anos uma aplicação informática de muito simples utilização que sendo adoptada como sucede já em várias Conferencias, muito facilita a vida dos Vicentinos libertando tempo para o exercício da caridade. Quando achar oportuno poderemos fazer uma apresentação.
Muito grata ficaria se pudesse enviar esta mensagem a todas as Conferencias Vicentinas, às quais renovo o meu apreço na certeza do amor de Deus.
Uma Santa Páscoa
Maria Isabel Jonet